sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como cuidar de um lagarto machucado

Lidar com um réptil doente é muito diferente de lidar com um gato de rua ou um cachorro. Além da falta de simpatia desses bichinhos com aqueles ao seu redor, quando você compreende o fato de que o seu lagarto está doente, o tipo de cuidado requerido para que ele consiga se curar é muito diferente. Cuidar de um lagarto machucado requer habilidades com primeiros socorros de répteis e um entendimento básico de como a fisiologia do animal funciona para fornecer o melhor tratamento.

Como cuidar de um lagarto machucado              

Instruções

  1. 1
    Coloque cuidadosamente o lagarto em um ambiente onde ele fique protegido. Se você tiver um aquário vazio ou uma tigela (ela precisa ter espaço para que o lagarto se mova um pouco lá dentro), coloque o animal lá e não encha com água. Nesse habitat temporário, coloque uma área onde ele possa se esconder, feita com uma caixa pequena ou cartolina, para reduzir a quantidade de estresse psicológico.
  2. 2
    Inspecione o lagarto atrás de machucados. Use luvas para se proteger de mordidas. A melhor maneira de determinar que tipo de tratamento deve ser administrado é olhando o corpo, os membros e a cabeça para descobrir quão machucado o lagarto está. Se ele parecer muito machucado, consulte um veterinário para determinar o melhor tipo de tratamento.
  3. 3
    Cuide dos machucados do lagarto. O site Melissa Kaplan's Herp Care Collection sugere uma combinação de "água esterilizada (bacteriostática), diluída a 0,5 %, diacetato de clorhexidina ou iodopovidona" para lavar as feridas do réptil. Aplique isso antes de usar qualquer tipo de medicamento ou solução adicional para tratar o machucado.
  4. 4
    Enrole os machucados do lagarto com delicadeza. Seja cuidadoso para não danificar a pele ou causar mais algum machucado no animal. Pode exigir um pouco de criatividade para fazer esses curativos. O site Melissa Kaplan's Herp Care Collection sugere a utilização de uma camisinha no rabo do lagarto para proteger as bandagens ou outros produtos em outros lugares do corpo. A ideia é manter o curativo o tempo suficiente para que o processo de cura se inicie.
  5. 5
    Verifique as mudanças de comportamento durante diversos dias. Se o lagarto parecer menos ativo ao invés de mais ativo, ou se as feridas parecerem piorar, leve-o a um veterinário especializado em cuidar de répteis. De qualquer forma, se ele parecer melhorar em alguns dias, você pode soltá-lo de volta para o seu habitat natural, para que ele possa se acostumar novamente ao ambiente.

  








2 comentários:

  1. Boa tarde! Meu cachorro mordeu em um largato, aquele das costas verdes.
    Fiz igual as dicas acima, só não esterelizei ainda aguardando me entregar os produtos pra eu fazer isso. Estou evitando de sair por causa do corona vírus.
    Acho que com a mordida as pernas traseiras foram quebradas, porque ele anda com as da frente puxando as de trás.
    Vcs tem mais alguma dica pra eu fazer?
    Estou de coração apertado!

    ResponderExcluir
  2. Hoje dia 10 de fevereiro, aconteceu a mesma coisa aqui em casa ,meu coração doi de ver meu filho tá desesperado,

    ResponderExcluir